Oficina a partir de navegação livre, individual e posterior discussão

 

Primeira etapa: 

Oriente os participantes a navegar livremente pelo Projeto Incluir. Motive-os a iniciar por onde sentirem maior curiosidade, ou por temáticas em relação às quais já possuam alguma experiência profissional ou pessoal. Convide-os a tomar notas, registrar dúvidas, perguntas ou sentimentos provocados ao longo da navegação. Esta navegação pode ser feita em casa, antecipadamente. Ou pode ser feita no momento inicial do encontro, desde que haja tempo disponível para isso (pelo menos 30 minutos). 

 

Segunda etapa:

Proponha uma roda de conversa. Neste momento, os participantes são convidados a compartilhar suas ideias e reflexões. Caso a roda de conversa presencial não possa ser feita, proponha uma reunião virtual. 

Convide-os a compartilhar as anotações que fizeram ao navegar pelo Projeto Incluir. Preste especial atenção à possibilidade de compartilhar dúvidas e sentimentos, assim como relatos que poderão surgir de situações familiares ou sociais já vivenciadas pelos participantes. 

Atue como um moderador, facilitando a expressão de todos os participantes que se sentirem à vontade para contribuir. 

 

TEMPO ESTIMADO: O tempo de navegação individual é livre e depende do interesse de cada um. Sugerimos que a roda de conversa possa ter 2 horas de duração, aproximadamente, para que a discussão possa ser aprofundada.