Orientações gerais sobre Oficinas/Workshops

 

Oficina é a tradução da palavra “workshop”. O termo em português costuma ser mais utilizado na área da educação, enquanto o termo em inglês costuma ser utilizado na área empresarial.

As oficinas têm como foco trabalhar com temas específicos de forma prática e assertiva. Assim, é possível ganhar produtividade e agilidade na aprendizagem. Têm um caráter de experimentação através da realização de atividades. Seu diferencial é, portanto, promover a interatividade. Por isso, tendem a ser realizadas em grupos menores do que o público de cursos e palestras, a fim de dar a atenção necessária para que os participantes desenvolvam habilidades e reflexões sobre a temática em questão.

As atividades propostas em oficinas objetivam construir algo, debater ideias, compartilhar experiências, estimular a capacidade crítica dos participantes, em momentos privilegiados de discussão em grupo. 

O proponente de oficinas precisa assumir o papel de um moderador que favorece a troca de experiências de forma colaborativa. É importante que o moderador facilite que os participantes possam se expressar sem temor de serem julgados e que as experiências compartilhadas sejam tratadas com respeito.